Um idioma chamado internetiquês: como o uso das redes sociais mudou nosso vocabulário

Assim como há a normal culta e a forma mais popular para o português, a língua que “se fala” na internet também exige regras, sobretudo que se está offline.

Selfie, nudes, crush, lacração, meme… se você consegue entender os significados dessas palavras, então, certamente é um usuário do internetiquês, ou seja, do idioma que se fala no meio virtual. Há alguns anos que o uso frequente das redes sociais vem moldando nossa forma de viver, e claro, de nos comunicarmos.

Essas palavras, em grande maioria importadas do inglês representam ações, comportamentos e estilos próprios da internet. Mas, como a internet também está no nosso cotidiano, nas nossas relações de trabalho e em rodas de bate-papo, será que usar  o “idioma” também é aceito no mundo real?

Certamente que não. Assim como há a normal culta e a forma mais popular para o português, a língua que “se fala” na internet também exige regras, sobretudo que se está offline.

Em um ambiente formal de trabalho, por exemplo, em que o assunto não for necessariamente sobre internet, pode soar despojado demais usar termos do internetiquês. Nessas ocasiões, o uso dessas palavras deve ficar restrito para quando houver necessidade de exemplificar alguma coisa do meio virtual. Fora isso, é recomendável praticar o idioma após o expediente.

Outra questão referente aos termos próprios da web é a possibilidade de excluir pessoas da conversa. Quem não é usuário de redes sociais (acredite, existem pessoas assim!) pode se sentir deslocado em um bate-papo em que as palavras forem apenas nesse linguajar.

Com o passar do anos é certo que novas palavras do internetiquês serão criadas e, consequentemente, incorporadas ao nosso vocabulário. Até lá, a gente torce para que, assim como a tecnologia avance, a inclusão digital também se expanda.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More