Gen Z são os que mais passaram a usar redes sociais para realizar pesquisas online

Os nascidos a partir de 1996 foram o principal grupo a usar mais as redes sociais como mecanismo de buscas online

A geração Z parece disposta a quebrar diferentes paradigmas, e um deles é a maneira de realizar consultas de informações ou conteúdo online. Isso é o que indica a nova pesquisa do Capterra, plataforma de comparação de softwares, sobre o uso de mecanismos de busca online. 

comportamento busca BR Capterra Image 4

O levantamento, que contou com a participação de 1.033 entrevistados brasileiros em fevereiro de 2023, identificou que 64% dos que utilizam redes sociais e motores de buscas para realizar suas pesquisas online não mudaram sua preferência nos últimos dois anos. 

Em menor percentual, houveram 25% que deixaram de usar mais buscadores para usar mais as redes sociais, e 11% que fizeram o inverso: passaram a usar mais motores de busca em vez de redes sociais nas suas pesquisas online.  

Especificamente nessa questão, o Capterra pôde observar uma diferença importante entre gerações. Os membros da geração Z foram o principal grupo que deixaram de usar mais buscadores para usar mais as redes sociais (37%), enquanto os baby boomers foram os que menos fizeram essa transição (12%).

“Empresas que pretendem ser relevantes no contexto digital devem se atentar às mudanças de comportamento dos usuários e suas preferências. Um exemplo é a adoção pela geração Z das redes sociais como um importante mecanismo de busca”, comenta Marcela Gava, analista do Capterra responsável pelo estudo.

O estudo do Capterra identificou ainda que, atualmente, pouco mais da metade (58%) prefere utilizar ambos mecanismos –motores de busca e redes sociais– para viabilizar suas pesquisas online. Já 35% dos respondentes declararam preferir usar somente motores de busca, enquanto 7% preferem usar somente redes sociais. 

Quase metade realiza mais de 10 pesquisas online por dia

Outro ponto de destaque da pesquisa do Capterra é a frequência de consultas por conteúdo online: 78% dos respondentes realizam mais de cinco buscas online por dia. Quando se destrincha esse número, os dados mostram que 30% realizam de cinco a 10 buscas online por dia, enquanto 48% disseram que tomam essa ação mais de 10 vezes por dia.  

O dispositivo favorito dos participantes para realizar pesquisas online é o smartphone (68%). Como se trata de um suporte que está sempre ao alcance dos usuários, a frequência de consultas online pode ser impulsionada por esse fato.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More