Cannes Lions aposenta Mobile e cria área para luxo e lifestyle

Festival atualiza divisões para 2024 com base na evolução da indústria publicitária e crescimento de mercados específicos

O Cannes Lions inicia os anúncios de novidades para sua próxima edição, em 2024, que acontece de 17 a 21 de junho, na Riviera Francesa. A primeira delas impacta diretamente na divisão de categorias do festival – maio e mais tradicional da indústria criativa e publicitária globalmente, em uma mudança que indica uma evolução natural do mercado.

O evento descontinuará a área de Mobile Lions, estreante em 2012 para julgar trabalhos pensados especificamente para dispositivos móveis. A decisão passa pela evolução do meio, que não é mais uma mídia tão específica e que está contemplado, de alguma forma, em praticamente todos os demais trabalhos – de filmes a ativações. Movimento semelhante aconteceu com a tradicional Cyber Lions, focada em projetos “online” – e que deixou a estrutura do festival quando percebeu-se que a barreira entre on e off já havia se tornado turva o bastante.

No lugar de Mobile Lions, entra não uma categoria baseada em disciplina, mas sim em uma indústria: a Luxury & Lifestyle. A área vai contemplar projetos do setor de luxo e estilo de vida, “reconhecendo e celebrando o trabalho de maior impacto, as experiências e as soluções comerciais criativas para o setor”, conforme destaca o comunicado do festival.

“Quando introduzimos um ‘Lion’ que reflete as necessidades de um setor industrial, o prêmio é criado em colaboração com o setor relevante. Nosso comitê global de especialistas nos aconselhou que esse setor altamente disruptivo precisa de seu próprio benchmark, para que possamos passar da conscientização para o reconhecimento de soluções que estão mudando os modelos de negócios e definindo um novo padrão criativo para um mercado em fluxo. O Luxury & Lifestyle Lions reconhecerá as comunicações e soluções de marca que impulsionam o desempenho comercial e a fidelidade à marca. Um júri multidisciplinar estabelecerá um novo padrão de referência para o setor de luxo, com o Leão reconhecendo o trabalho criativo que eleva a disciplina e o setor”, explicou Simon Cook, CEO do Cannes Lions.

A mudança reflete o que pode ser o futuro do festival. Criado em 1954, ele julgava apenas filmes publicitários até 1992, quando foi criada a área de Press & Outdoor – para anúncios impressos e comunicação Out of Home. A partir daí, uma série de novas categorias (atualmente 27) foram desenvolvidas sempre com base em mídia ou disciplinas de marketing, como Promo, Direct, Cyber, Design e o próprio Media Lions.

Mais recentemente, um movimento voltado a indústrias específicas começou a acontecer, tendo como início o Health & Wellness Lions, com foco em saúde e bem estar – que começou como um festival independente para o mercado farmacêutico e depois acabou incorporado no evento principal. Nesse mesmo caminho, nasceram Entertainment Lions for Music, Entertainment Lions for Sport e, o mais recente, Entertainment Lions for Gaming.

“É importante que os prêmios reflitam o cenário atual e preparem o caminho para o futuro. Portanto, além de evoluir os Leões, é igualmente importante para nós aposentá-los quando necessário. Em 2024, após consulta aos nossos júris, encerraremos os Leões para dispositivos móveis. Eles estão incorporados ao trabalho em todos os canais e disciplinas e, nos últimos anos, a criatividade baseada em dispositivos móveis tem se expandido em quase todos os Leões”, detalha Marian Brannelly, diretora global de Prêmios do Cannes Lions.

Talvez esse seja, a partir de agora, o caminho natural do festival. Ou, ao menos uma mescla entre meios e mercados, reverenciando o trabalho criativo global de forma mais clara – e, claro, agradando agências e anunciantes.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More