Conheça as 30 vozes que estão mudando a indústria criativa em 2023

release update

Para promover a mudança é preciso de uma boa dose de indignação, coragem e iniciativa. E reconhecer quem faz estes movimentos no mercado é igualmente importante. Visibilizar pessoas que estão mexendo o ponteiro e muitas vezes não são percebidas como tal. Especialmente quando não estão nos holofotes ou no eixo São Paulo-RJ.

Já tem sido uma tradição. Todo final de ano o incansável André Chaves com o seu coletivo Papel & Caneta faz um trabalho importante junto a lideranças do mercado para tentar jogar luz nestas iniciativas. A FLAGCX vem viabilizando esta realização e a lista de apoiadores este ano tem gente muito bacana.

A lista anual do Papel & Caneta de 2023 destaca 22 iniciativas e 30 vozes que lutaram para mudar o mercado de uma forma bastante potente nas áreas de publicidade, cinema, jornalismo e audiovisual.

As iniciativas vão desde um mapeamento para detectar criadores de conteúdo do Norte e Nordeste do país de diferentes segmentos até uma ação que enviou 14 cartas escritas à mão para 14 lideranças de agências e marcas para discutir inclusão de pessoas trans.

Entre as vozes selecionadas do ano estão nomes como Evandro Fióti que, ao fazer uma live no Instagram para expor um caso de apropriação de uma campanha, colocou uma luz sobre esse tema que ainda é pouco discutido abertamente no palcos do mercado e Edivan Guajajara, diretor de filme que recentemente lançou o filme We Are Guardians com a produtora de Leonardo DiCaprio. A lista ainda traz nomes como Erick Mendonça, ex-diretor executivo de criação da Soko que pediu demissão da agência para criar a plataforma de freelancers Corisco, e Liliane Rocha, CEO da Gestão Kairós, consultoria de sustentabilidade e diversidade que, em maio, lançou o “Publicidade Inclusiva: Censo de Diversidade das Agências Brasileiras 2023”.

João Caetano Brasil, diretor de criação executivo da Grey e uma das mentes por trás do programa de educação ‘Cria da Quebrada’ e Rita Almeida, head de estratégia da AlmapBBDO que, este ano, conduziu o estudo ‘A Revolução da Longevidade’ também são alguns dos destaques.

Recomendo tirar um tempinho, olhar o site e mergulhar em cada um destes links e projetos e conhecer mais sobre estas pessoas que estão fazendo a sua parte para a gente ter uma indústria criativa cada vez mais representativa e potente:

Alan Pereira, Daví Vosk, Luis Porto, Júlio Emílio, Sofía de Carvalho e Rodrigo Almeida – Saquinho Mídias Criativas

Ariel Nobre – 14 Cartas 14 Líderes

Cristian Wari’u – WARIU Etnomídia 

Daniel Nardin – Amazônia Vox

Edivan Guajajara – Filme We Are Guardians

Erick Mendonça – Corisco

Evandro Fióti – Laboratório Fantasma

Gabi Jacob – Casa de Clipes

GG Albuquerque – Volume Morto

Jamily Silva – SOMOS PRETA

João Caetano e José Vicente – Cria da Quebrada

Liliane Rocha – Censo de Diversidade das Agências Brasileiras ODP 2023

Luna Lima e Simone Bispo – Publicitários Negros em Cannes

Marina Bortoluzzi – WOW – Women on Walls

Michel Couto – Formô (Painel Pop)

Pedro Henrique França – PcDPod

Raphaella Martins – Toda Última Quinta

Rita Almeida – Estudo ‘A Revolução da Longevidade’

Victor Eduardo e Marcella Peixoto – Negritud&njoada

Victor Israel – Vem do Norte

Walter Kumaruara – Coletivo Jovem Tapajônico

Wes Xavier – Vivência Lab

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More