I.A. canadense alertou clientes sobre o surto do coronavírus dias antes das agências de governo

A plataforma canadense de monitoramento de saúde BlueDot notificou seus clientes sobre um surto de coronavírus antes que os avisos fossem enviados pelos Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O BlueDot usa processamento de linguagem natural – e machine learning – para filtrar notícias online, dados de bilhetes de companhias aéreas e redes de doenças animais para prever – automaticamente – zonas potencialmente perigosas para doenças infecciosas em todo o mundo.

Segundo o portal Quartz, a empresa alertou seus clientes sobre o surto de coronavírus em 31 de dezembro, dias antes do aviso do CDC em 6 de janeiro e do aviso da OMS em 9 de janeiro.

A ação é um exemplo da importância da transparência dos governos, e de documentar tudo o que acontece pelo planeta que vá afetar de modo abrupto todo um ecossistema. Nesta última segunda-feira Zhou Xianwang, o prefeito de Wuhan, cidade da China considerada o marco zero, admitiu em rede nacional, por canal de tv estatal, ter omitido informações sobre coronavírus e ofereceu renúncia.

Sabemos que não é possível confiar nos governos para fornecer informações em tempo hábil“, explicou Kamran Khan, fundador e CEO da BlueDot. Na segunda-feira, mais de 80 pessoas morreram como resultado do coronavírus, que até agora infectou cinco pessoas nos Estados Unidos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More