Usando a Villa XP para falar de cidades

Como o projeto da Villa XP nos permite entender as novas geografias pós-pandemia.

O artigo Reações em cadeia a partir da crise do novo coronavírus podem afetar diretamente a economia dos bairros (SP), publicado em 25/06 aqui no Update or Die! e posteriormente no Estadão já tratava da possível crise na Faria Lima e adjacências. 

Mas a dura matéria de capa da Veja SP de 26/06 sobre o Polêmico plano da XP de deixar São Paulo assustou muita gente.

Se antes falávamos dos impactos das políticas estendidas de home office, agora estaríamos diante de uma debandada corporativa. 

A própria XP se diz mal compreendida em sua estratégia: 

Na XP, há frustração no fato de que o mercado não compreendeu ainda o propósito do novo campus. “Eles dizem que falam, falam e a indústria não entende”.

Será um novo escritório ou uma nova XP?

Com 7 dos 8 mil agentes autônomos ligados a si, a XP coordena essa ampla rede de profissionais e funciona como uma Meca para este público, que sempre busca informações na fonte, valoriza o olho no olho e só troca certos segredos pessoalmente. Ser o centro deste universo e fazer isso a partir da Faria Lima sai caro para a XP. Por mais que o Condado exerça um apelo todo especial, atuar somente nele limita seu espaço vital.

Com a ida de seu principal escritório de agentes autônomos para a concorrente BTG, a XP se vê diante uma disputa, mas também da possibilidade de consolidar sua liderança de forma geográfica, ao criar entorno de si um Lifestyle Enclave. Indo além do que é o complexo do Itaú na Jabaquara ou do Bradesco na Cidade de Deus em Osasco.

A microrregião-alvo da XP já conta com diversos equipamentos importantes para seu público, com aeroporto, condomínios residenciais de diferentes perfis, shopping center de luxo e pode continuar se expandindo a partir da Villa XP com centros gastronômicos, espaços para feiras e eventos a exemplo do bem sucedido Las Vegas Design Center, com suas exposições quase permanentes.

Adicionalmente, outras instituições financeiras podem aderir à estratégia, criando assim um sub-centro para atividades de back office com o apelo de qualidade de vida. 

Isso não é inteiramente novo, a cidade de Charlotte na Carolina do Norte assumiu um papel deste tipo após a crise de 2008

As oportunidades são imensas, bem por isso a XP assegurou os direitos de desenvolvimento imobiliário do entorno de seu empreendimento, consolidando a região escolhida como destino preferencial para este mercado.

Sobre as especulações a respeito da pandemia, podemos seguir confiantes que apesar de todas as mudanças, os centros de decisão continuarão dependendo de proximidade entre as pessoas. As comunicações eletrônicas ainda são pálidas representações da realidade, muito distantes de igualar o valor econômico de estar presente nos lugares certos, com seus códigos sociais, culturais, políticos e até sexuais.

O custo de oportunidade em ficar de fora da famiglia XP é cada vez mais alto.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More