Reconhecendo a realidade do sofrimento

Neste ano tivemos coletivamente apenas um trabalho para entender, passar e evoluir, será que vamos passar nesta prova?

Escrevi algumas vezes neste ano como os aplicativos de meditação e mindfulness tiveram um aumento na popularidade durante a pandemia. Além disso, palestras virtuais sobre dharma e sessões de meditação têm se tornado cada vez mais populares desde março. Sem dúvida, as pessoas estão procurando uma maneira de aliviar todo o excesso de estresse e ansiedade que se acumulou em 2020.

Mas estou escrevendo agora porque tenho uma teoria sobre o por que a meditação como uma atividade, e a filosofia budista como um ethos, ocupou o ponto central em muitas das nossas buscas de bem-estar: Ela reconhece a realidade do sofrimento.

A Eficácia da Negação

Quando somos adultos, nos tornamos adeptos de negar nossos problemas. No curto prazo, a negação pode ser um mecanismo de enfrentamento bastante eficaz, como acontece com alguém que ignora o crescente vício em drogas para se manter concentrado no trabalho ou nega a insegurança financeira para não incomodar a família. Com o tempo, no entanto, a negação pode nos aprofundar em um comportamento prejudicial e não nos permite chegar a um acordo com questões muito reais em nossas vidas.

Quase toda prática de meditação, entretanto, diz que devemos aceitar a realidade de nossos problemas e a realidade de que continuaremos a sofrer. Diante de uma pandemia que se estende por quase um ano, não podemos enfrentar a crise de saúde pública e tomar as medidas necessárias, a menos que possamos admitir que estamos lutando.

Acredito que reconhecer a realidade do sofrimento é, em última análise, um ponto brilhante em nossa prática. Não podemos ver uma luz no fim do túnel até que possamos reconhecer que estamos em um túnel. Sean Feit Oakes, do Spirit Rock Insight Meditation Center, concorda:

“O budismo reconhece a realidade do sofrimento. Ele não tenta afastá-lo. Diz que esta é a natureza de estar aqui – existe sofrimento. Isso é profundamente reconfortante.”

Dor x Resistência = Sofrimento

Não tenho ideia de quem introduziu essa fórmula simples, mas ela resume o argumento que estou apresentando de forma bem sucinta: Dor x Resistência = Sofrimento. A dor é uma constante na vida. É inevitável. A dor é agravada por nossa negação de sua existência. Introduzimos o “culpa disto ou daquilo” na equação, fazendo-nos sentir que existe uma maneira única e correta de ser e uma maneira correta de sentir. Então, quando a dor ainda está presente, nos culpamos por não sermos capazes de corrigi-la. Mas resistência à dor torna tudo pior.

Pode ser extremamente difícil aceitar que a dor física e emocional não seja natural. Não existe nenhuma lei irrefutável do universo que impeça estes de existir. Podemos pensar que devemos ser fortes o suficiente para negá-los, ou acreditamos que é injusto que eles existam, mas isso não muda o fato de que a dor é uma parte da realidade – e a realidade é puramente real.

Porque esperamos reagir de uma determinada maneira que não reagimos (causando sofrimento), também esperamos que os outros reajam de acordo com nossas regras, o que quase nunca acontece (causando mais sofrimento). Há uma dissonância cognitiva que surge quando percebemos que estamos mantendo a nós mesmos e aos outros um padrão impossível.

Errar mostra a nossa verdade para nós mesmos

Imagine-se dirigindo por uma rua movimentada. Alguém próximo a você começa a deslizar em sua pista, aparentemente sem saber que seu carro está lá! Você buzina, e eles desviam para ficar em sua pista. “Que idiota”, você pensa. “Que idiota completo nem mesmo olhar para ver se alguém estava na pista ao lado deles.” Você continua dirigindo, sentindo-se apropriadamente superior, quando começa a fazer uma curva à direita e quase bate de frente com um ciclista que tinha prioridade. Você pisa no freio e se segura.

O sentimento resultante é o motivo de tantas vezes negarmos. É doloroso reconhecer o quanto somos críticos em relação ao erro alheio, quando somos culpados de cometer o mesmo. Preferiríamos não sentir isso. Sentir-se satisfeito e superior é, compreensivelmente, um sentimento melhor! Mas é importante nos permitirmos sentir a culpa e o desconforto decorrentes de nossas experiências – no caso do exemplo, de dirigir. Temos que aceitar que somos humanos, falíveis e capazes de coisas como culpa e desconforto.

Respire fundo e vamos passar por isto.

Na meditação, deixamos que sentimentos como esse permaneçam conosco, sem julgamento. Reconhecemos nossa humanidade e lentamente removemos a “Resistência” da equação acima. Sem resistência, dor = dor. Isso não quer dizer que nunca iremos sofrer. Mas vamos reconhecer a equação em ação. “Estou agravando meu sofrimento ao resistir à dor.”

Veja o que isso faz: tira a pressão de você para “consertar” a dor. Ele diz que está tudo bem que a dor existe – você não fez nada de errado ao não retificá-la imediatamente. Você reconheceu a realidade e, assim, ergueu sobre si a responsabilidade de tornar tudo melhor. A dor pode simplesmente existir. O sofrimento pode simplesmente existir. 2020 pode ser exatamente como tem sido e não é nossa culpa que não tenha havido um caminho mais fácil para viajar este ano.

Faça o exercício e seja paciente com você.

Obrigado pela leitura.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More