Um conto de duas redes

A maior parte das notícias destacou o aparato tecnológico que suporta a operação, mas no final do dia vemos que a inovação veio para resolver o problema bem tradicional.

Esta semana foi destaque a notícia de que o Carrefour está abrindo lojas sem atendentes em São Paulo. Ainda que o formato de lojas sem atendentes não seja novidade, a aposta de um grande player neste formato indica o começo de uma onda.

Cheia de inovações que combinam compras em app com a loja física, QR Codes e reconhecimento de imagens, a loja vem resolver um problema bem mais tradicional do Carrefour, sua estratégia de localização voltada para conveniência.

Observem o padrão de localização das lojas Carrefour Express em comparação com as Minuto Pão de Açúcar:

Carrefour Express

Minuto Pão de Açúcar

Fica claro que a rede Carrefour Express está mais concentrada nos corredores comerciais e nas zonas centrais. Numa estratégia clássica de dominação pelo centro, que busca atrair o consumidor antes de sua ida para casa.

No entanto, as mudanças provocadas pela pandemia, com restrições às atividades comerciais e muita gente em home office, afetaram diretamente essas regiões e, por consequência, a estratégia de conveniência adotada pelo Carrefour.

A saída para este dilema estratégico vai além do discurso de transformação digital, uma vez que as lojas sem atendimento permitem que o Carrefour corrija sua estratégia de localização e ainda faça isso com um custo menor do que seria entrar na disputa por pontos comerciais nos bairros.

Isso ocorre porque o critério para localização das lojas sem atendimento segue novas premissas, como operar dentro de condomínios, estacionamentos e demais espaços integrados a outras atividades, em formatos de 15 a 45 metros quadrados.

Desdobramentos desta estratégia ainda podem envolver a integração com apps de entregas, fazendo com que as pequenas lojas sem atendentes funcionem também como darkstores, dependendo menos de localizações nobres e aumentando o poder de pulverização do formato.

A maior parte das notícias destacou o aparato tecnológico que suporta a operação, mas no final do dia vemos que a inovação veio para resolver o problema bem tradicional, como declarou o Diretor de Proximidade da rede: A ideia é que isso ajude impulsionar o modelo “mercado de proximidade”, nome atual para os “mercadinhos de bairro”.

A loja é futurista, mas o varejo continua seguindo o mantra “location, location, location”.

——

Artigo escrito em conjunto com Daniele Kono, Geógrafa e Professora de Geomarketing nos MBAs da ESPM, quem primeiro observou este padrão.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More