Já imaginou como é difícil para um cego aprender violão?

Nunca tinha parado para pensar como é complexo aprender e se aprimorar em um instrumento musical se você é cego. Uma vez que a maioria do material de estudo é em braile, fica impossível usar a mão para ler e tocar ao mesmo tempo. Um novo projeto promete facilitar esse desafio para os deficientes visuais, começando com os entusiastas do violão: o aplicativo Áudio Acordes, que usa ferramentas de acessibilidade que a maioria dos smartphones já tem (e a gente nem imagina, por não precisar) e novas funções de voz, transformando o material didático em informação auditiva.

Desenvolvido pela Samsung, o app dita, no ritmo certo, as cifras de 30 canções diferentes neste primeiro momento, garantindo que o músico não precise tocar e parar nota a nota, até “ler” a próxima. Para quem ainda não tem intimidade com o instrumento, há um áudio dicionário que ensina cada um dos acordes e, em breve, será possível acessar áudio aulas direcionadas a quem tem pouco ou nenhum traquejo com o violão. A meta é chegar às cifras de 200 músicas nos próximos meses.

AudioAcordesSamsungApp

“Se você abrir o YouTube, há milhares de cursos online ou vídeos ensinando a tocar violão ou alguma música específica. Mas a maioria explica com termos como ‘veja este acorde’, ou ‘faça assim’, que não funciona para a gente. Nosso material foi pensado para levar a explicação detalhada em áudio, com linguagem que tivesse facilidade de compreensão e assimilação”, conta Laercio Sant’anna, professor de música e deficiente visual, que participou de todo o desenvolvimento.

A novidade está disponível na Play Store para todos os smartphones e tablets com sistema Android e que possuem a ferramenta de acessibilidade, mesmo de outras marcas, bem como para notebooks e computadores.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More