Conheça a história em quadrinhos que conseguiu mudar uma lei de Porto Rico

Atualmente, Porto Rico é um dos locais campeões em acidentes de trânsito causados por motoristas que dirigem enquanto falam ao celular. Segundo a Comissão para Segurança de Trânsito, sete em cada dez pessoas admitem usar o telefone com frequência enquanto dirigem. O resultado disso? Mais de 50 mil acidentes anuais na ilha causados por motoristas ao celular.

Pensando em uma forma de trazer visibilidade ao tema e com a ambiciosa missão de causar mudanças efetivas na lei local, a agência McCann desenvolveu um case inovador e criativo para abordar esse assunto. Usando o Pepito, um personagem já conhecido dos quadrinhos, publicado há mais de uma década no jornal Primeira Hora, eles criaram uma série de tirinhas com uma história que começava com o protagonista escrevendo uma carta à Câmara de Representantes pedindo leis mais rígidas contra motoristas que dirigem enquanto falam ou digitam no celular.

O enredo continuava com Pepito indo levar sua carta à Câmara mas, durante o trajeto, feito a pé, ele foi atropelado por um motorista que estava justamente digitando no celular. Ele entrou em coma e, consequentemente, a carta nunca chegou ao seu destino final. Após uma semana, a história terminou com a publicação na íntegra da carta escrita por ele e, a parte mais legal: instruções para que os leitores pudessem eles mesmos fazer esse envio.

O resultado da ação não poderia ter sido mais positivo: a população de fato enviou cartas para a Câmara de Representantes, que acabou por votar em mudar a lei existente, aumentando de 50 dólares para 250 a multa para quem insistir na combinação celular e direção. Além disso, 10% do valor arrecadado com as multas aplicadas por essa razão passou a ser usado no desenvolvimento de novas campanhas educativas do mesmo naipe.

E essa lei de dirigir e usar o celular no Brasil?

Coincidência ou não, esta semana o Brasil também mudou sua punição para os motoristas que usam celular ao volante. A infração de trânsito que antes era considerada de gravidade média agora é gravíssima.

Além disso, uma mudança no vocabulário da lei mostra que ela não se refere apenas a quem usa o celular para fazer ligações no carro – o que, convenhamos, já se tratava de uma minoria. Agora, a lei diz claramente que a multa se aplica a pessoas que forem flagradas “manuseando” o celular. Ou seja, mandar Whatsapp e checar as redes sociais também está proibido. Cantar no Snapchat então…

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More