Como arrasar na pista segundo a ciência

Este é um estudo curioso. Afinal, o que é que faz uma pessoa se destacar na pista de dança? O parâmetro para responder essa pergunta é amplo mas, segundo cientistas, vai além da capacidade de se soltar e dançar.

De acordo com um estudo publicado na Scientific Reports, há certos movimentos que fazem o bailarino ser mais atraente.

Chamado de “Ótima Assimetria e Outros Parâmetros de Movimento”, o estudo foi realizado com 39 mulheres que dançaram ao ritmo da percussão. Em seguida, eles criaram um modelo 3D feminino genérico para o físico não influenciar na pontuação, e o fizeram dançar como as 39 mulheres a partir de um sistema de captura de movimento. Eles então pediram a 200 pessoas (57 homens e 143 mulheres) que avaliassem o desempenho da figura.

O resultado? Os movimentos mais atraentes para homens e mulheres são uma combinação curiosa de movimento de quadril com um deslocamento assimétrico dos braços e um movimento assimétrico (mas muito mais suave) das pernas. Visualmente é algo como isto:

Esta, no entanto, seria a maneira menos atrativa de dançar:

O estudo, no entanto, considerou que esse movimento é indicado para as mulheres. Para os homens, há um estudo de 2010 que mostra quais são os movimentos atrativos, onde o movimento do quadril perde o protagonismo.

Sabemos que a dança é considerada o equivalente a um ritual de acasalamento em seres humanos. E, obviamente, não há uma melhor do que a outra porque sabemos que a dança possui um forte componente cultural e e há outras medidas que são igualmente atraentes e não se encaixam com o estudo. A única certeza de tudo isso é que dançar nunca é uma má ideia.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (137)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More