17 táticas de marketing de conteúdo

O ex-jogador de basquete norte-americano, Michael Jordan, disse certa vez, essa que frase que serve para qualquer situação.

“Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso”.

Fracasso e sucesso são pensamentos que norteiam quem decide construir um negócio online. A sorte é que existem ferramentas, estratégias e, principalmente, especialistas em marketing de conteúdo digital que te ajudarão a atrair mais clientes e ser bem-sucedido em sua carreira. Siga essas 17 táticas e alcance seus objetivos.

Desenvolva landing pages direcionadas

Landing pages são páginas de entrada ou destino visualizadas quando o usuário entra em um site. Em muitos casos possuem grande quantidade de acessos, pois são indicadas quando é efetuada uma busca no Google. É fundamental pensar estrategicamente as palavras-chaves e desenvolver o conteúdo de acordo com elas.

Divida seu público para aumentar o envolvimento

A segmentação do público é importante, uma vez que nem todos são clientes em potencial. Pense nesta divisão de acordo com o produto e pessoas que deseja atender. Desenvolva conteúdo específico para cada segmento.

Concentre-se em fatos

As coisas mudam e o que era considerado verdade há um tempo pode não ser mais. Essa observação se encaixa quando falamos sobre resultados, que podem ser diferentes do que projetou e, em muitos casos, devem ser analisados pessoalmente.

Elabore conteúdos adaptáveis e direcionados à geração do milênio

A chamada geração do milênio ou Y valoriza a comunidade, família, originalidade no trabalho e está em crescimento. Por isso é importante elaborar conteúdos que atendam às suas necessidades, sejam adaptáveis e possam ser visualizados em um computador desktop, smartphone ou outras plataformas.

Inicie seu crescimento com pequenos objetivos

Comece sua trajetória visando pequenos objetivos. Por exemplo, busque a visita de 100 usuários em seu site por mês ao invés de mil. Trate-os bem e eles vão compartilhar seu conteúdo com os amigos.

Realize testes constantemente

Faça testes para analisar os conteúdos que funcionam melhor ao seu público e as melhores estratégias. Um muito bacana é o A/B. Implemente-os e seu trabalho será mais eficaz.

Aprenda com módulos de treinamento

Sites de treinamento online são eficazes. Você pode escolher os pensamentos de especialistas em diferentes mercados e criar conteúdo de qualidade para seu público sem desperdiçar tempo pesquisando tema, uma vez que alguém já fez isso para você.

Utilize publicidade nativa

Publicidade nativa é uma forma de marketing online na qual o conteúdo do que está anunciado é referente à plataforma em que é publicado. Muitas pessoas acreditam que são enganosos, pois não são semelhantes aos anúncios. No entanto, tenha certeza: publicidade nativa funciona.

Esteja pronto para sua evolução

Esteja disposto a mudar e se adaptar aos avanços do mercado. Com a evolução dos modelos de negócio, a melhor maneira de se manter competitivo é trabalhar com informações atualizadas para satisfazer seu público.

Realize análise de concorrência e trabalhe com dados

Especialistas afirmam que analisar a concorrência é parte da busca pelo sucesso e pode melhorar seu marketing de conteúdo. Utilize as ferramentas corretas e saiba o que seus concorrentes estão fazendo e quais sites estão competindo com você.

Elabore conteúdo de alto nível e estimule sua paixão

Abasteça sua paixão. Tudo fica mais fácil quando se está apaixonado pelo que faz. Negócios online exigem criatividade. Entenda seus clientes e o amor por eles crescerá e sua atividade ficará mais agradável.

Dê ao público uma experiência de bastidor

Você pode fazer pré-vendas do conteúdo do seu produto para atrair um público fiel. Informe, por exemplo, o processo de escrita de seu post antes de publicá-lo. Essas experiências, que podemos chamar de bastidor, são ótimas situações de convívio com o público e possibilitam a divulgação de suas publicações e aumento do tráfego do seu site ou blog.

Faça curadoria de conteúdo profissional

Esqueça a ideia de que curadoria era realizada somente em museus. Atualmente, é parte essencial do marketing de conteúdo. Ao executá-la, siga esses passos: pesquise conteúdos de sites ou blogs de credibilidade; selecione conteúdos relevantes; observe o design que possibilite a experiência do usuário; otimize às palavras corretas; estabeleça contato com os responsáveis pelos blogs e sites nos quais selecionou os conteúdos.

Engaje-se em seu próprio espaço

Traga seus seguidores do Facebook, Twitter para seu blog ou site. Inclua-os em sua lista de e-mail. Certifique-se que não está abandonando sua audiência para ter seguidores no Facebook ou Twitter.

Crie um calendário editorial

Para sua trajetória de marketing de conteúdo ser menos estressante, você precisa de um calendário editorial. Elabore ideias de tópicos ou títulos. Os resultados serão melhores quanto mais entender os objetivos do conteúdo de suas publicações.

Obtenha melhor aproveitamento do seu conteúdo

Se você gastou tempo criando um grande conteúdo, não o deixe cair no esquecimento. Remodele-o e atribua novo uso, conforme o desejo do seu público.

Invista na aprendizagem sobre seu público

Você pode aprender qualquer coisa online, obviamente, se souber onde procurar. Utilize as ferramentas certas, desenvolva habilidades, se relacione com o público e invista na aprendizagem para entender melhor seus clientes.

No universo do marketing de conteúdo, o usuário se preocupa com o problema dele e espera que você, ao menos, dê respostas a algumas perguntas. Por isso você deve conhecer profundamente seu público para transformá-los em clientes fiéis. Adotando essas táticas seu tráfego de busca e marca pessoal vão melhorar. É garantido!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More