Entre Vaynerchuk e Eliane Brum

Você deve ter visto no seu feed de notícias. O melhor texto de todos os tempos da última semana. Eliane Brum acertou já no título: “Exaustos-e-correndo-e-dopados“. Esse hífen entre as palavras não dá respiro. Até para ler o título você se cansa. Uma reflexão sobre nosso tempo. “Na sociedade do desempenho, conseguimos a façanha de abrigar o senhor e o escravo no mesmo corpo”, diz um trecho. Mas o problema é que vivemos num impasse. De um lado Eliane Brum, de outro Gary Vaynerchuk.

Gary é um homem de negócios. Um precursor em todo esse lance de empreendedorismo digital que está tão em voga nos dias de hoje. Sabe qual o segredo do sucesso de Gary? Trabalho. Muito trabalho. O cara trabalha até no Natal.

Mas aí tem o texto da Eliane. “Estamos cada mais livres para trabalhar 24X7 – ou atuar 24X7. Alcançamos a paradoxal liberdade de sermos escravos. Como o corpo se rebela, manifestando-se em depressões, insônias, crises de ansiedade e de pânico, dopa-se o corpo”, diz a jornalista.

O Gary defende que precisamos trabalhar se queremos vencer. Trabalhar mesmo além do tempo que separamos para o trabalho. Com a internet e os smartphones, como bem ressalta a Eliane, praticamente não nos desligamos. Mas se o objetivo é o sucesso, não podemos desligar. “Pare de assistir a porra do Lost”, dizia o Gary em meados dos anos 2000.

“Todos trabalhadores culpados porque não conseguem produzir ainda mais, numa autoimagem partida, na qual supõem que seu desempenho só é limitado porque o corpo é um inconveniente”, reflete a Eliane noutro trecho do texto.

Gary é um cara foda. Inegável. Mas nem todos somos Gary. Conforme ressalta Eliane, qual o limite do corpo de cada um? Nem todos vão aguentar trabalhar 24X7. Nem todos vão render da melhor maneira. Incrível que o Gary tenha vencido como venceu, mas talvez a receita dele não sirva para todos.

Estamos em 2016. Bateu uma vontade de rever Lost.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (5)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More