in ,

Quem devo matar? Teste os dilemas morais dos carros autônomos na Moral Machine

Em um mundo cada vez mais autônomo, onde máquinas e dispositivos devem poderão tomar decisões de vida ou morte, qual a escolha moralmente mais adequada?

Para testar os limites do julgamento, o Massachusetts Institute of Technology: MIT desenvolveu o Moral Machine, uma plataforma que visa identificar como as pessoas escolhem quem deve viver e quem deve morrer em uma situação de falha repentina dos freios de um carro autônomo.

Clique na imagem para acessar a Moral Machine

Os cenários envolvem homens, mulheres, crianças, animais, idosos, grávidas, obesos, atletas, executivos, moradores de rua, criminosos, entre outros perfis que buscam justamente confrontar o princípio aristotélico do “mal menor”: na inevitabilidade de escolhas ruins, qual trará menor sofrimento para a humanidade?

Você também pode criar seus próprios cenários e acompanhar como os seres humanos respondem a este experimento social.

Reportar

Gostou do post?

82 points
Upvote Downvote
Contributor

Escrito por JC Rodrigues

JC Rodrigues (jcrodrigues.net) é mestre em Comportamento do Consumidor (com estudos sobre carros autônomos e seres artificiais), palestrante, especialista em storytelling, negócios digitais e impacto da tecnologia no comportamento humano.
Professor de Storytelling e do MBA em Comunicação Digital na ESPM, tem uma pug chamada Maya, publicou quatro livros sobre comportamento e tecnologia e, durante crises de ociosidade, escreve artigos despretensiosos a respeito da interação entre o ser humano e máquinas.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0