in

NYT encerra as publicações de charges políticas

A decisão vem um mês após uma charge ser considerada anti-semita e gerar polêmica nacional

O jornal The New York Times anunciou, nesta segunda-feira, que não publicará mais charges políticas em sua edição internacional, uma medida que ocorre mais de um mês depois que a publicação enfrentou uma condenação generalizada por publicar um cartum anti-semita.

A empresa divulgou o comunicado acima apenas algumas horas depois de o cartunista Patrick Chappatte revelar os planos do Times em um post no seu blog. Chappatte, cartunista editorial da edição internacional do Times, relacionou a decisão à “indignação generalizada” que se seguiu à publicação de uma ilustração antissemita do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e do presidente Trump.

A charge e a reação podem ser conferidas aqui.

Alguns nomes do jornalismo norte-americano reagiram e não concordam com a decisão:

Junto sua charge, publicada na primeira página do site do NYT em 8 de janeiro de 2015, após os ataques do Charlie Hebdo (destacada no tweet acima), o cartunista escreveu o seguinte:

Esta é a era das imagens. Em um mundo de pouca atenção, seu poder nunca foi tão grande. Lá fora, há um mundo inteiro de possibilidades, não apenas no cartum editorial, impresso ou animado, mas também em novos campos, como apresentações ilustradas no palco e reportagens em quadrinhos de longa duração – das quais fui proponente nos últimos 25 anos. (Estou feliz, a propósito, por ter aberto a porta para o gênero no NYT com a série “Inside Death Row” em 2016. No ano seguinte, outra série sobre refugiados sírios de Jake Halpern e Michael Sloan recebeu o NYT um prêmio Pulitzer.) É também um momento em que a mídia precisa se renovar e alcançar novas audiências. E parar de ter medo da turma enfurecida. No mundo insano em que vivemos, a arte do comentário visual é mais necessário do que nunca. E assim é o humor.”

Cartoons políticos nasceram com a democracia. E eles são desafiados quando a própria liberdade também é.

Reportar

Hero

Escrito por Julio Moraes

Julio Moraes é empresário e atua na área de estratégia e planejamento em Marketing & Digital há mais de 16 anos e conta com trabalhos em mais de 20 empresas nacionais e internacionais. Atualmente vivendo e trabalhando em Los Angeles e com trabalhos ganhadores do EMMY® - The Television Academy e indicados ao HFPA® Golden Globes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

98 points
Upvote Downvote