O design do dia a dia: leitura obrigatória para designers e não-designers

Posso garantir que você vai olhar o mundo à sua volta de outra forma depois de ler “O design do dia a dia”.

O “The Design of Everyday Things” (ou “O design do dia a dia” na edição nacional) é simplesmente o melhor livro de um dos meus designers favoritos, o mestre da usabilidade Mr Donald Norman. Foi o primeiro que li dele e ainda acho o melhor. Uma leitura deliciosa, mesmo para quem não é designer. Posso garantir que você vai olhar o mundo à sua volta de outra forma.

Por que alguns produtos agradam os consumidores, enquanto outros os deixam completamente frustrados?

Em O design do dia a dia, Don Norman analisa profundamente essa questão, mostrando que a dificuldade em manipular certos produtos e entender seu funcionamento não é causada pela incapacidade do usuário, mas sim por uma falha no design do que foi fabricado. Para o autor, design é mais do que dar uma bela aparência a alguma coisa: é um ato de comunicação, que transmite a essência da operação do objeto e implica o conhecimento do público para o qual ele foi criado.

Ao longo dos capítulos, Donald A. Norman dá exemplos de produtos adequados e inadequados, além de mostrar de que forma o excesso de tecnologia pode comprometer a facilidade de utilização do que foi fabricado. Ele também ressalta a importância do poder de observação. Sabendo olhar com atenção a si mesma e aos outros, cada pessoa se torna capaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população em geral. Um observador cuidadoso consegue identificar as falhas de cada artigo ou serviço e apontar possíveis soluções para os problemas.

Segundo o autor, um bom design reúne prazer estético, arte e criatividade, sem deixar de ser fácil de operar e de usar. As dicas, análises e considerações reunidas em O design do dia a dia tornam sua leitura interessante não só para quem trabalha com a fabricação de produtos, mas para todos nós, que diariamente temos que lidar com as engenhocas criadas por nossos semelhantes.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More