Tudo em todo lugar ao mesmo tempo

Por que não sou criativo? Essa pergunta costuma aparecer sorrateira na mente de todos nós.

Por que não sou criativo? Essa pergunta costuma aparecer sorrateira na mente de todos nós.

Vamos pensar um pouco.

Saímos das cavernas para dominar e ocupar esse pálido planetinha azul, certo?

E foi a capacidade criativa da nossa espécie que nos permitiu vencer todos esses desafios. Essa inquietude que move os seres humanos. Essa mania de fazer perguntas. Essa fértil imaginação que não nos permitiu permanecer no mesmo lugar por muito tempo.

Somos todos filhos desses antepassados que não se deixaram abater facilmente e perder a luta contra um planeta inóspito. Sim, pois aqui tem água e oxigênio abundantes, tanto quanto uma infinidade de predadores e desastres naturais, prontos para nos dar o selo de extintos.

Só que existe um problema: a vida ficou fácil demais.

Somos tão criativos que inventamos um mundo em que quase não é preciso fazer nenhum tipo de esforço. Dispositivos eletrônicos e inteligências artificiais fazem tudo por nós. Basta apertar um botão ou acionar seu pedido por voz.

DEUSES, TRAGÉDIAS E HERÓIS

O que nos ajudou a vencer todos os desafios do passado foi a nossa imaginação.

Criamos deuses e inventamos histórias sobre montanhas, mares, relâmpagos, trovões, tempestades, florestas sombrias… A lista é infinita. Inventamos narrativas cada vez mais complexas sobre todos os nossos medos. E cada medo exigia um tipo de herói que um dia o venceria.

Cada história nos leva a imaginar o que poderia ser se não fosse.

Capitães atravessaram oceanos que imaginavam estar repletos de monstros e titãs, capazes de engolir seus navios com toda a sua tripulação. Sem contar que havia a possibilidade da Terra ser plana e caírem em sua borda. Nada disso foi suficiente para impedi-los.

Você que está lendo esse texto, qual foi a sua última expedição para atravessar algum tipo de oceano proibido? Qual foi a última vez que alguém disse que você não era capaz e isso serviu de motivação para encarar o desafio?

A CRIATIVIDADE NOSSA DE CADA DIA

Criatividade não é somente criar coisas. Potencial criativo é a capacidade de imaginar cenários improváveis e a coragem de trazê-los à realidade.

Criatividade é se permitir usar pequenos talentos para tornar a vida melhor. Seja o almoço do dia, a planilha que o chefe pediu, um motor que não responde, um foguete que precisa dar ré, uma campanha de marketing ou um jeito de fazer a criança parar de chorar. É infinito…

Tudo o que chamamos de trabalho perde o brilho.

Por que chamamos de happy hour o tempo em que passamos reclamando do trabalho?

A vida nos sufoca com muitas demandas.

Nascemos criativos, sem medo de aprender e explorar o mundo. Mas, recebemos muitos “nãos” na infância, a ponto de matar ou danificar o espírito inovador, nos mantendo em estado letárgico, e daí conseguimos apenas repetir o que nos ensinam, sem questionar.

E SE?

Hoje, temos o mundo na palma da mão. Podemos ter tudo em todo lugar ao mesmo tempo.

Tanta facilidade talvez esteja desligando camadas selvagens em nossas mentes.

Estamos imaginando menos porque tudo já está pensado por nós.

Paramos de questionar. E se?

Você tem sim muita criatividade aí nessa caixinha craniana. Ela está lá, bem no fundo de suas emoções mais profundas. Ainda adoramos histórias e somos viciados em narrativas empolgantes.

Imagine se você pudesse criar as coisas que você gostaria que existissem.

A MINHA EMPRESA

Como seria a empresa em que você trabalha se você estivesse na presidência?

Imagine uma versão sua numa realidade paralela. O futuro da empresa depende de suas decisões e você precisa agir rápido para evitar o pior. Todos dependem das suas próximas ações.

Lembre-se que para mudar a cultura de um lugar é preciso encarar riscos desconhecidos.

A MINHA ESCOLA

Como seria a escola em que você estuda se você estivesse na direção?

Em outra realidade paralela, uma versão sua tem a possibilidade de revolucionar o dia a dia de uma escola. Imagine que tudo depende de você e o futuro dos alunos está em suas mãos.

Lembre-se que estamos no meio de uma revolução digital e as escolas podem fazer a diferença.

A MINHA FAMÍLIA

Como seria a família em que você vive se você estivesse no comando?

Nessa realidade, você pode definir as regras e como as pessoas devem pensar e agir. Imagine o que você faria se tivesse esse poder e como seria a vida das pessoas que você mais ama.

Lembre-se que não escolhemos nossas famílias e isso é um desafio para a maioria das pessoas.

A MINHA VIDA

Como seria a sua vida se você pudesse mudar tudo o que quisesse?

Depois de viver todas essas experiências, você tem o poder de mudar a sua própria vida e alterar qualquer coisa em sua existência. Imagine que nada está fora do alcance do seu poder.

Lembre-se que existir é difícil e devemos lidar com o peso de nossas decisões todos os dias.

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER

A minha e a sua criatividade dependem dessas experiências de reflexão. Pense nisso e responda para si o quanto isso significa para você.

Coloque no papel seus pensamentos e avalie o quanto você pode fazer a diferença nos lugares onde convive com outras pessoas. Comece com a sua própria mente, que é o lar da pessoa com quem você passa mais tempo e de onde podem vir suas melhores ideias e histórias.

Quantas das suas camadas interiores você conhece? Quantas você ainda acredita existir? Quantas mais você deseja conhecer?

Cada mente é um oceano desconhecido. Crises de ansiedade podem ser muitas coisas, inclusive sinal de que estamos fazendo tudo em todo lugar ao mesmo tempo.

Nossa criatividade está lá, espalhada por lugares estranhos, enterradas em ilhas desertas, dentro de baús, oculta atrás de vulcões e mergulhada em fossas abissais; enfim, nos mais diferentes e inóspitos lugares internos.

Todas as dificuldades externas são ficções mentais que inventamos ao longo da vida. Uma vez que você entende isso, fica mais fácil embarcar na épica aventura de se tornar mais criativo, não porque é legal ou necessário, mas porque isso pode tornar você mais humano.

Toda inovação exige coragem e toda criação é o resultado de algum tipo de enfrentamento. Primeiro aprendemos a vencer a nós mesmos para, depois, percebemos que encarar o mundo é a parte mais fácil.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More