Facebook anuncia exposição AR no Museu Tate

Cerca de oito pinturas no museu serão digitalmente ativadas em AR com a câmera do instagram

Spark AR Experience at Tate Museum

Algumas das pinturas do  Museu Tate  logo se tornarão “virtuosas” graças a uma parceria com o Facebook para lançar um projeto de “virtual wing” neste verão americano. Cerca de oito pinturas no museu serão digitalmente ativadas via AR através do smartphones de cada visitante com a câmera do instagram.

O programa de artes digitais foi implementado através  da plataforma de desenvolvimento Spark AR do Facebook  por uma equipe interna de desenvolvimento que trabalhou no projeto em colaboração com  o estúdio de desenvolvimento The Mill  e o Tate Museum.

O Facebook vem explorando maneiras de implementar sua  plataforma de câmera de realidade aumentada móvel Spark AR  em todos os usos desde que foi revelada durante a F8 Developer’s Conference de 2017.

Muitos dos usos têm sido centrados no Facebook, mas a gigante das mídias sociais também tem procurado formas de implementar a plataforma AR nas vidas cotidianas para ajudá-los a expandir seus horizontes. É neste contexto que o Facebook está em parceria com o Tate Museum para ajudar as pessoas a se conectarem com a arte de uma forma totalmente nova e imersiva.

A Asa Virtual: Powered By Spark AR  visa revelar histórias por trás de algumas das obras de arte. A informação é entregue em AR e requer um smartphone para ver.

Os visitantes do Tate Museum usarão sua câmera do Instagram (para Android e iOS) para escanear os trabalhos selecionados no museu e ativar os recursos alimentados por AR na obra de arte. Na verificação, os usuários receberão uma mensagem de boas-vindas e um mapa da exposição. Em peças de retratos de arte no museu, o retrato ganha vida, enquanto nas outras pinturas exibidas, a paisagem vai literalmente crescer para fora do quadro quando vista através da câmera do Instagram.

A exibição do Spark AR não é puramente entretenimento. Os criadores escolheram deliberadamente oito pinturas que tinham uma história de fundo convincente e em movimento e isso é vividamente recontado através da experiência de realidade aumentada. A experiência destina-se a transformar a arte do trabalho de modo a ajudar os visitantes a se conectarem com ela e também a aprender as histórias profundas por trás da obra de arte.

Para desenvolver a experiência de realidade aumentada, o Facebook trabalhou com a Tate, The Mill e a Creative Shop do Facebook   para re-enquadrar cada uma das peças de arte selecionadas no museu através do uso da  plataforma Spark AR . Essa renderização de realidade aumentada permitiu que os visitantes da “Ala Virtual” do museu visualizassem cada uma das peças de arte em contexto, com mais profundidade e com um histórico mais rico do que nunca. Com a renderização em camadas AR, os visitantes só precisam usar sua câmera do Instagram para escanear a tag de nome Tate Instagram e ativar a experiência de realidade aumentada.

Após a ativação, os visitantes são recebidos com uma mensagem de boas-vindas, juntamente com um mapa que os ajudará a navegar pelas oito pinturas aprimoradas por AR.

Algumas das pinturas que foram selecionadas para o tratamento de realidade aumentada:

Amadores de Tye-Wig Music (‘Músicos da Velha Escola’) c.1820 Edward Francis Burney 1760-1848 Adquirido com assistência da Loteria Nacional através do Heritage Lottery Fund e do Art Fund 1997  http://www.tate.org .uk / art / work / T07278
ar facebook ar exhibit tate museum vrroom 8

A pintura atrapalha a rivalidade musical temática e o efeito Spark AR criará uma cacofonia visual onde a lâmpada está balançando loucamente, um papagaio atrevido está roubando uma peruca, crianças estão brincando com instrumentos de mentirinha, cachorros latindo e muito mais.

Chefe de um homem (? Ira Frederick Aldridge) exibiu 1827 John Simpson 1782-1847 Apresentado por Robert Vernon 1847  http://www.tate.org.uk/art/work/N00382
ar facebook ar exhibit tate museum vrroom 9

Mova sua câmera do Instagram da esquerda para a direita e veja a iluminação e o olhar mudarem para Ira Frederick Aldridge (?), Supostamente a imagem do primeiro ator negro a interpretar Shakespeare na Grã-Bretanha que se mudou dos EUA para Londres em 1865, do dramático para um mais abatido.

A exposição AR contará com o imenso poder de computação dos smartphones modernos para criar uma experiência imersiva muito profunda para que os espectadores os ajudem a se conectar com as pinturas de uma maneira mais significativa.

O Boom é Real!

Quando você está equipado com uma ferramenta que lhe editar a realidade, você nunca mais verá o mundo da mesma maneira.

No Brasil existe um movimento artístico utilizando essa tecnologia e ela está nas ruas. O projeto BoomReal  é uma comunidade de tecnólogos que compartilha e experimenta novas mídias apoiando artistas que estão desafiando e redefinindo o que é possível  para criar novas experiências que inspiram.

Painel LAMBE-LAMBE animado com o SparkAR na Estação Cultura de Campinas – SP

E para quem deseja saber mais sobre essa ferramenta o grupo SPARK BRASIL convoca todos os tecnólogos criativos!!!

Os criadores se reuniram em torno do Spark AR e ELES SÃO O FUTURO DO AR ajudando a impulsionar a adoção mainstream e continuando a empurrar os limites dessa plataforma e o valor de AR no espaço do consumidor.
Esse grupo foi criado para quebrar a barreira do conhecimento e permitir que artistas possam se expressar através da plataforma Spark AR, sem que a programação e o conhecimento da língua inglesa sejam empecilhos! A ideia é compartilhar os projetos, assets, patches, lógicas, scripts, para que seus colegas criadores possam usar, reutilizar e transformar. Na arte as coisas se transformam!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More