Guest post: Na divisa da Rússia Européia com a Rússia Asiática

front2

(Guest Post por Marcelo Padoca)

Dias desses o Wagner Brenner fez um post contando a história da Linha do Equador e de como o governo construiu um monumento de 30 metros para celebrar o marco zero, só que colocou no lugar errado. Não posso afirmar se o monumento que marca a divisa da Europa com Ásia está no lugar certo, mas eu também não vou em espetáculo de mágica e fico tentando descobrir como fizeram o truque.

front1

front3

front4

YEKATERIMBURG

Uma das cidades mais próximas do marco é Yekaterimburg. Foi lá onde em 1918 os Bolcheviques assassinaram os Romanov. Toda a família do ex-Czar está enterrada lá, menos a princesa Anastácia que escapou da Revolução Russa e virou desenho animado da Fox Animation Studios.

yeka5

TYMOP

Na Rússia todo carro é táxi. Basta estender a mão que eles param, você diz para onde quer ir, negocia o preço e vai. Às vezes você dá sorte e seu motorista de táxi é um ex-comandante do Exército Vermelho da época da URSS ou é o TYMOP (lê-se TIMOR), um russo simpático com cara de mongol que nasceu nos Montes Urais e tem doutorado em história da Rússia.

yeka1

yeka3

DANÇA DAS CADEIRAS

O monumento foi inaugurado em 1837 pelo príncipe Alexandre e o geógrafo Tatishchev. Em 1873, alguém achou que seria legal substituir aquele monumento novo por um novíssimo e assim colocaram outro no lugar, até que em 1926 a Revolução Russa explodiu o monumento do Czar e fincou um soviético. Pensa que parou aí? Não.

yeka4

Em junho de 2008, foi inaugurado um outro e é esse que permanece até hoje. Agora, se você acha que essa história é tão furada quanto a localização do marco da Linha do Equador só pegando um táxi com o TYMOP. Foi ele quem me ensinou.

yeka2

Essas e outras em: http://esvaziandoparis.wordpress.com/

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More