Criatividade latina: todos os Grandes Prêmios do El Ojo 2023

Na semana passada, entre 14 e 16 de novembro, aconteceu em Buenos Aires o El Ojo de Iberoamérica 2023, que chegou à sua 26ª edição e é atualmente a principal premiação da publicidade e criatividade da América Latina e região ibérica (Espanha e Portugal). Além de uma série de palestras e seminários, o festival destacou não só trabalhos de Brasil e Argentina, que costumam ser protagonistas na região, mas de uma série de diferentes países, culturas e linhas criativas.

O Brasil, especificamente, foi destaque novamente com um total de 107 troféus – sendo 4 Gran Ojos, 19 Ouros, 31 Pratas e 53 Bronzes. Além disso, teve a Africa Creative como Agência do Ano e seu sócio e copresidente, Sérgio Gordilho, como Criativo do Ano. A AB Inbev, com trabalhos brasileiros premiados, alcançou o título de Anunciante do Ano.

Como um excelente termômetro da criatividade latina, listo abaixo, junto a uma breve explicação, todos os Gran Ojos da edição – como se chamam os Grand Prix do festival. Começando com os dois brasileiros: “Terr4”, da AlmapBBDO para o Pacto Global da ONU, vencedor em Melhor Ideia Latina para o Mundo e em Sustentable; e “Bring home the Bud”, da Africa para Budweiser, que também levou dois dos principais troféus: Directo e El Ojo Sports.

Separe um tempo, dê o play “buena inspiracion”! :)

Melhor Ideia Latina para o Mundo e Sustentable

“Eart4”, da AlmapBBDO para UN Global Compact

De acordo com ONGs como WWF e Global Footprint, já em 2022, seria necessário 1,7 planeta para sustentar todo o consumo da população global – que se mantém alarmante e crescente. Como forma diferenciada de jogar luz à questão, o Pacto Global da ONU transformou a Terra em uma empresa de capital aberto, a TERR4, defendendo as oportunidades de investimento nessas “ações”, apesar de seu momento de baixa, mas da enorme oportunidade de recuperação. A iniciativa chegou a ter abertura simbólica de mercado na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, transmitida ao vivo. No site https://terr4.com, mais informações sobre o valor simbólico da empresa e, claro, das ações necessárias para sua recuperação urgente.


Directo
e El Ojo Sports

“Bring Home the Bud”, da Africa Creative para Budweiser (AB InBev)

Patrocinadora oficial da Copa do Mundo no Qatar, a Budweiser levou carregamentos gigantes ao país para o evento global. Mas, menos de uma semana para o início do torneio, os acordos pré-definidos foram quebrados e a venda de bebidas alcoólicas nos estádios foi proibida pelo governo local. O que se tornou um gigante problema comercial e logístico acabou se transformando, graças à criatividade, em uma enorme oportunidade de exposição com #BringHomeTheBud. Com forte comunicação multicanal, tanto nos meios digitais como em mídia exterior não tradicional em diversos países, a Budweiser prometeu doar todas as cervejas levadas ao Qatar para a nação vencedora da Copa – mais um motivo para levar os fãs à loucura na torcida.


Film e Digital & Social

“Coincidencias”, da DraftLine Argentina para Quilmes

O filme que conquistou dois dos Gran Ojos do festival, também conquistou o público argentino a levantar uma série de coincidências de coisas que aconteceram em 1986, até então último título os Hermanos na Copa do Mundo, com 2022 – com o característico senso de humor deles. A conquista da taça só levantou ainda mais a campanha, criada para a cerveja mais famosa por lá.

Innovación e Digital & Social

“Samsung Unfear”, da Cheil Espanha para Samsung

O case que levou um dos GPs de Digital & Social e também o de inovação é mais produto que campanha: Samsung Unfear, o sistema de fones da marca coreana preparado para dar todo o suporte possível para pessoas dentro do espectro autista – que costumam sofrer muito mais com sons altos ou barulhos específicos.

Producción Audiovisual e Producción de Audio & Sonido

“Huracán Ramírez vs. La Piñata Enchilada”, de TBWA Media Arts Lab (EUA) para Apple México

A qualidade de produção, tanto audiovisual quanto sonora, consagrou o filme da Apple que usou o novo iPhone como câmera para mostrar toda sua qualidade de captação. Já falamos sobre ele antes, aqui, mas vale relembrar:

Creative Commerce e Experiencia de Marca & Activación

“Redesigning for E-nclusion”, da Fahrenheit DDB (Peru) para Plaza Vea

Uma solução de e-commerce, de negócios e, por consequência, uma experiência de marca. Sabendo do número de comunidades com baixa conexão de internet e apostando na compra online, a rede de mercados Plaza Vea, a maior do Peru, desenvolveu um sistema em seu e-commerce que trazia para cada produto popular uma imagem em versão “2D”, muito mais leve e fácil de carregar, para que as pessoas soubessem o que estavam escolhendo. Além disso, outras funcionalidades, como salvar os pedidos mesmo offline para pagar quando a internet voltasse, se destacou na visão dos jurados das duas categorias.

Eficacia & Transformación Creativa del Negocio e Media

“Influencers’ Friends”, da DDB Colombia para Poker (AB InBev Colombia)

A ideia é simples, mas atingiu grandes resultados pela estratégia e porque não há nada como uma bela amizade. Sem dinheiro para contratar as maiores celebridades e influenciadores da Colômbia, a cerveja local Poker decidiu contratar quem também aparecia sempre nas suas postagens: seus melhores amigos. A escalação de quatro deles rendeu uma série de vídeos nos stories de quatro das principais personalidades do país com os amigos segurando a cerveja. O resto, deixa para a repercussão na mídia.

Salud & Pharma

“El Puente”, da Klick Health Toronto para PAWS NY

“A ponte” é uma animação inspirada em uma história verídica, onde um cachorro abandonado acaba evitando que um homem solitário tire sua própria vida. Assinada pela Paws NY, entidade focada em garantir que cães e gatos abandonados sejam adotados, ela foi usada em campanha contra o suicídio e ainda reforça que “quando uma pessoa resgata um animal, ela também acaba se resgatando”.

Salud & Pharma

“Scrolling Therapy”, da Dentsu Creative (Argentina, Estados Unidos e Brasil) para Eurofarma

“Scrolling Teraphy” é um projeto que transformou o ato comum e tradicional de usar as redes sociais em exercícios faciais para pessoas com Parkinson – uma vez que, nas condições normais, apenas 3% dos pacientes realizam o tratamento que deveriam. Um software que usa reconhecimento facial transforma as reações deles em uma maneira especial de controlar e navegar por redes como Facebook e Instagram, com os exercícios básicos sendo a única forma de curtir posts, ir para cima ou para baixo, entre outras tarefas.

Producción Gráfica

“Let’s wash away the taboo”, da LOLA MullenLowe (Espanha) e MullenLowe UK para Persil (Unilever)

A atuação para produzir e colocar em prática uma campanha que buscava normalizar as manchas causadas pela menstruação, assinada pela Persil (marca semelhante à nossa OMO na Europa), conquistou o Gran Ojo de Produção Gráfica. Personagens diversas foram convidadas a terem as manchas fotografadas e expostas em anúncios, até que as mídias tentaram barrar a campanha. Então, foi montada uma grande exposição artística para gerar ainda mais conversa sobre o tema.


Radio & Audio

“Podes comprarte una radio”, da Havas Gurisa (Uruguai) para Loterías y Quinielas del Uruguay

Na campanha de rádio para divulgar as loterias do Uruguai, uma série de spots foram escritos, produzidos e veiculados como se os ganhadores tivessem ficado tão ricos que compraram até… a própria rádio! Os textos curiosos sobre a escolha – e o que vão fazer com a emissora a partir de agora – foram, para os jurados, a melhor ideia do ano para esse meio.  

Design

“Sticker Salvavidas”, da Grey Colombia para Makro

Cerca de 40% das frutas e vegetais vão para o lixo simplesmente porque, esteticamente, muitas vezes parecem impróprios para o consumo – apesar de geralmente isso não ser verdade. Para tentar diminuir esse índice de desperdício, a rede Makro, na Colômbia, achou uma forma criativa, materializada num simples adesivo. Sem tecnologias especiais, o sticker simplesmente reproduz diferentes padrões de coloração de diversas frutas e legumes, servindo de guia para reforçar que eles ainda podiam ser consumidos – e dando dica de como seria a forma ideal de acordo com o período. Segundo o anunciante, só essa aplicação analógica e básica aumentou, em média, em seis dias a vida útil dos produtos, garantindo uma economia de 70 toneladas em desperdício nas lojas e casas de consumidores por semana.

Via Pública

“Burger Burger Burger Burger”, da We Believers (México) para Burger King

Para o lançamento do novo Stacker, sanduíche com 4 hambúrgueres, o Burger King decidiu aproveitar seu próprio logo e os enormes letreiros de loja em uma comunicação diferente. Com isso, uma série de lojas da rede no México, em diferentes cidades, passou a se chamar “Burger Burger Burger Burger King”. Além da peça para divulgação, era possível ainda escaneá-la para ganhar descontos ou furar a fila do fast-food.

PR

“She”, da El Ruso de Rocky (Espanha) para J&B (Diageo)

A comunicação e repercussão em torno do curta “She”, da marca de uísque J&B, rendeu o prêmio máximo de PR para a marca. Embalado pela canção com o mesmo nome, de Elvis Costello, o trabalho mostra um senhor que começa uma saga para adquirir e aprender a se maquiar como mulher. Ao final, em meio a uma ceia de Natal, descobrimos que todo o esforço era para aplicar a técnica em sua neta, uma menina trans, auxiliando no processo de aceitação da família.

Contenido

“24/7 en Acción”, da McCann Espanha para Mapfre

Na categoría de conteúdo, a Mapfre Espanha usou atendimentos e assistências reais, que passavam desde resgates em acidentes de carro a consultas médicas especiais, para produzir uma série de filmes mostrando ações cotidianas – e, claro, a qualidade e segurança envolvidas nos seus serviços. Cada filmete era focado em um diferente pilar de assistência, vendendo os produtos específicos e também reforçando sua marca junto aos potenciais consumidores.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More