Fail like a toddler

O que Cannes e primeira infância tem a ver? Palestra da Sarah Hofstetter (CEO da 360i) + Jason Levine (CMO da Mondelez)

278A5133

testeiracannes

Nos dias número 2 e 3 do Festival algumas narrativas se mantiveram consistentes ao longo do programa. O papo sobre “user experience” e “power of creativity” continuaram fortes, mas o que me chamou a atenção mesmo, foi o fato de termos cada vez mais presente a palavra “HUMAN” na boca dos palestrantes mais disruptivos, futurólogos e provocativos.

É aí que começa essa história de primeira infância. Mais precisamente na palestra da Sarah Hofstetter (CEO da 360i) + Jason Levine (CMO da Mondelez): Se queremos de fato produzir trabalhos criativos que possam ir além da linha da mediocridade, precisamos enxergar o mundo a nossa volta com um olhar menos viciado e mais aberto; porque com isso ganhamos 2 qualidades que ajudam muito a tirar nosso trabalho do lugar comum: Entusiasmo com o que vemos/fazemos e sobretudo a falta de medo (pode parecer controverso, pois o desconhecido é um grande gerador de medo para o ser humano; mas nesse contexto, estar aberto significa ver e fazer sem temer a queda).

Dessa forma entramos num espiral criativo interessante; a falta de medo nos deixa mais soltos para explorar possibilidades, que por sua vez nos deixam mais entusiasmados sobre o que vemos e realizamos; assim como uma criança em sua primeira infância vive nesse mundo tão vasto.

Cannes Blog

*Crédito da foto: 360i.

Ok, entendemos a importância de nossa primeira infância, mas será que é o suficiente? Isso nos leva ao nível Cannes de criatividade? Não. Darei 3 motivos a vocês.

(Sim… lá vem a tal da lista de novo. Desculpe, é quase como um vício literário.)

1.Mudar a maneira como produzimos propaganda é quase como manobrar um navio.

Essa constatação é simples de ser assimilada, porque vivemos isso diariamente. O complicado é encarar os dados dessa constatação de frente; de acordo com a IAA (International Advertising Association) 80% do trabalho que realizamos é ruim e 50% do driver de decisão dos consumidores vem de WOM (boca-a-boca). Ou seja; não estamos construindo hoje grandes conversas em torno de nossas marcas (sim, temos alguns outliers, mas eles são os 20% dessa conta). Sabemos que temos diversos níveis de convencimento até uma ideia de fato ir para a rua, mas será que ao longo da nossa rotina não perdemos a fé no elemento emocional da propaganda?

2. Normalmente usamos inspirações e benchmarks da maneira errada.

Esse ponto pra mim foi um tapa na cara (sim, planejadoras adoram um benchmark). Como podemos criar algo novo e interessante, se na maior parte do tempo (80%, pela IAA, pra ser exato) estamos apenas pegando alguma ideia ou modelo trendsetter e o trazendo para a curva mainstream/late adopters? E isso se estende também para as nossas execuções criativas, propriamente ditas; parece que todas e qualquer ideia criativa precise se apoiar em coisas que já aconteceram e que o nosso trabalho é um grande liquidificador de referências de outras propagandas. Isso faz com que os trabalhos fiquem sempre com aquela carinha conhecida, de “já vi isso antes”.

A barra do benchmark deveria ser um medidor do que queremos ultrapassar, e não uma linha de chegada.

3. Não estamos surpreendendo ninguém.

Esse terceiro ponto é muito mais a consequência dos dois acima do que um terceiro ponto independente. Mas eu quis colocá-lo aqui, pois acho importante olharmos para o nosso trabalho e perguntar a nós mesmos: Estamos surpreendendo alguém? (acreditem, não está sendo fácil pra mim também). Voltando ao papo de experiência de marca; fui surpreendido, na palestra de Tim Kobe, da eight inc, (apenas o cara que fez a loja da Apple em NY), pela informação de que estamos vivendo hoje a era do ROE (return on experience). Sabem o que isso significa? Que surpreender as pessoas não é só uma questão de mensagem, é também uma questão de formato. Nossos consumidores querem viver experiências, e apesar da alta penetração digital, estão interessados em vivenciar coisa; como por exemplo religião. Sim, de acordo com a VICE, novas gerações estão buscando espiritualidade – e sabe o que isso significa? Busca por experiência pessoal, individual e transformadora.

Concluindo…

Para fechar o raciocínio, pensar como uma criança pode não ser o suficiente para nos livrar de nossos vícios e amarras criativas, mas já é o começo da mudança. Esse resgate da essência humana se faz necessário também, pois ele dá vida à nossa maior característica e vantagem competitiva frente a qualquer inteligência artificial; é errando que se aprende. É errando que se evolui. É errando que desenvolvemos soluções inesperadas, que podem começar a quebrar a inércia desse navio gigante que tentamos manobrar. É errando que podemos começar a nos inspirar a criar algo novo (ao invés de seguir benchmarks, se tornar um benchmark). É errando que podemos nos surpreender e surpreender nosso público. É errando que vamos à diante, porque as máquinas não erram, e muitas vezes é fora da matriz que se encontra a oportunidade que tanto buscamos. Tecnologia ainda é um meio, conteúdo e criatividade ainda são os reis; então bora errar mais. Bora encarar o mundo com um olhar de primeira infância.


facebookcoverCannesA nossa cobertura do Cannes Lions é um oferecimento do Spotify for Brands, o seu guia para entender o poder do áudio em um mundo cada vez mais móvel. Apoio cultural do Canal GNT, LuchaLibre Audio e produtora Corazon Filmes. Acompanhe nossa cobertura direto de Cannes aqui pelo site e também pelas nossas redes sociais. Siga para não perder o melhor do maior Festival de Criatividade do mundo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More