in

Nike perde valor de marca após tênis de atleta rasgar

Como definir o valor de uma marca? O patrimônio da empresa por trás dela deve ser levado em conta, mas e a questão emocional que uma marca desenvolve com seus consumidores?
Essa é uma questão recorrente entre departamentos de marketing de diversas empresas, e cada vez mais fundamental a fim de manter e expandir o vínculo com cada cliente.
Por essa razão, é de se espantar que a Nike, referência em roupas e acessórios esportivos no mundo todo, vivência um desconforto desde quarta-feira passada (20), após um tênis rasgar em meio a um jogo de basquete universitário.

Durante uma partida de basquete entre Duke e North Carolina pelo NCAA (National Collegiate Athletic Association) o tênis do jogador Zion Williamson (jogador do Duke) teve a sola rasgada em meio a uma jogada, fazendo com que ele caísse e deixasse a partida por conta de uma lesão no joelho. O jogo, que foi vencido pela North Carolina por 88 a 72, contou com as figuras ilustres de Barack Obama e o diretor de cinema Spike Lee, rapidamente virou notícia no mundo todo, especialmente por Zion ser apontado por especialistas como a mais que provável primeira escolha do draft da NBA (processo que permite às equipes que participam da principal liga de basquete do mundo escolherem os melhores jogadores que vem de ligas universitárias e estrangeiras). O jogador foi diagnosticado com um leve entrose no joelho, e deve recuperar-se em breve sem nenhuma sequela.

Momento exato da lesão durante a partida.

O Modelo do tênis, um PG 2.5 (em referência ao jogador Paul George, do Oklahoma City Thunders) tem entre suas principais qualidades destacadas “tira no mediopé que oferece ajuste personalizado e sensação de firmeza”, além de um “padrão do solado que proporciona tração durável”. O próprio jogador que assina o sneacker mostrou interesse em entender o que houve para que o produto que conta com seu nome seja revisto o quanto antes pela empresa.
Vale lembrar que os tênis da Nike para basquete atendem aproximadamente 2/3 de todos os jogadores da NBA, sendo que aproximadamente 40 atletas usaram o modelo PG em cada temporada desde que o mesmo foi lançado há três anos.
Em resposta, a empresa soltou uma nota dizendo que está averiguando o ocorrido, e que aparentemente trata-se de um caso isolado, mas que continuará averiguando.

Vídeo de divulgação sobre a criação do design do modelo PG 3.0, versão mais recente do modelo usado pelo jogador Zion Williamson.

A marca Nike
Líder do segmento de roupas e acessórios esportivos no que diz respeito ao valor de marca (U$ 32 bilhões segundo relatório divulgado pela Forbes no ano passado), a Nike enfrenta um grande desconforto desde a lesão da última quarta-feira. Com o caso sendo noticiado exaustivamente pelos canais de esporte dos EUA e a grande repercussão na internet por meio de memes e declarações descontentes, suas ações caíram até 1,7% na bolsa de valores de Nova York, representando cerca US$ 1,12 bilhão de perda, aproximadamente R$ 4,22 bilhões com a atual conversão). Até sua rival, Puma, se posicionou a respeito do ocorrido por meio do Twitter, tendo apagado seu tweet provocativo instantes mais tarde.

Declaração da Puma a respeito do ocorrido via Twitter.

Algumas personalidades também se manifestaram sobre o fato, mostrando apoio e solidariedade a Zion.

Diversos memes foram criados com a situação e relatos semelhantes também passaram a ser ressaltados usando a hashtag #ZionWilliamson, atingindo a percepção de marca que alguns consumidores possuem da Nike.

É importante acompanhar de perto quais serão os próximos passos da Swoosh em relação ao ocorrido, e se ela irá recorrer a dois de seus pilares fundamentais para sustentação: A qualidade de seus produtos, conhecida mundialmente, e a abrangência de sua marca, em como ela pode tirar proveito da crise e transformá-la em superação. Aguardamos os próximos passos para a resolução desse caso, e em como a Nike pode lembrar ao mercado o motivo pelo qual tem a marca mais valiosa do mundo em seu segmento.

Reportar

Gostou do post?

92 points
Upvote Downvote
Expert

Escrito por Estevan Sanches

Publicitário, movido por tentar compreender as diferentes relações sociais que movem o nosso mundo. Membro no conselho do Centro Acadêmico 4 de Dezembro da ESPM.

Anos de UoDContent Author100 Posts Mr. Postman!

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0