Ponto Nemo, a morada de Cthulhu e onde os satélites vão para morrer

No meio do oceano Pacífico, como ponto central de uma inabitada circunferência de 19.900km, encontra-se o Ponto Nemo, o ponto mais distante de qualquer local habitado do planeta, sem área seca, e, por isso, com características bastante peculiares.

Resultado de imagem para nemo point

Em 1992, o engenheiro e pesquisador croata-canadense Hrvoje Lukatela utilizou um modelo geoespacial que ele mesmo criou – chamado Hipparchus – para identificar este ponto isolado considerando o formato elipsoide do planeta (que, nos dias de hoje, vale reforçar, não é plano).

O ponto Nemo – cujo nome foi dado em em homenagem ao personagem principal de 20.000 Léguas Submarinas, clássico escrito por Julio Verne, escrito em 1870 – é tão distante de qualquer civilização que, quando a estação espacial orbita sobre esta região, os humanos mais próximos do local são os astronautas em órbita; a ISS – International Space Station – orbita entre 360km e 456km da superfície, enquanto a população em terra mais próxima do ponto Nemo está a 2.688km de distância, nas equidistantes ilhas de Ducie, Moto Nui e Ilha de Maher, Antártida. Coincidentemente, Nemo também se traduz como ninguém, em latim.

Imagem relacionada

Além (da falta) de humanos, a vida marinha no local também é rara devido à ausência de correntes e/ou ventos carregando matéria orgânica dos continentes com nutrientes suficientes para maior desenvolvimento da flora e fauna marinhos. Segundo o oceanógrafo Steven D’Hondt, da Universidade de Rhode Island, “trata-se da região com menor atividade biológica de todos os oceanos do mundo“.

Também por isso, esta circunferência imaginária ao redor do Ponto Nemo é utilizada por agências espaciais ao redor do mundo como alvo para quedas controladas de satélites e outros objetos espaciais, o que incluiu pedaços das finadas estações espaciais Mir (da antiga União Soviética) e Tiagong-1 (da China), já que o risco destes detritos acertarem algo é bastante baixa. A Área Desabitada do Pacífico Sul, como é referenciada neste meio, é considerada, assim, um cemitério espacial.

Buscando referências audiovisuais (e em português) sobre o local, são encontradas muitas teorias da conspiração (ah vá!); uma, porém, com a devida seriedade é esta, do canal SpaceToday:

Por fim, outra (enorme) curiosidade do local é que, 66 anos antes de seu descobrimento, o escritor H.P. Lovecraft havia atribuído coordenadas bastante próximas (47° 9′ S 126° 43′ O) à cidade fictícia de R’lyeh, morada do mitológico Cthulhu.

banner

Então, se algum dia você realmente quiser ter um tempo pra si, longe de qualquer pessoa, guarde estas coordenadas: 48°52’6″S 123°23’6″ W; apenas se lembre de olhar pra cima.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More