Cannes Predictions: Leo Burnett

A Leo Burnett divulga sua tradicional lista Cannes Predictions, que traz quais são os principais trabalhos que tem grandes chances de ganhar Leões em Cannes em 2016. Os cases selecionados para a edição do festival de Cannes Lions este ano refletem as tendências globais da indústria da comunicação

2016 Cannes Predictions Logo

As previsões anuais de Cannes Predictions da Leo Burnett tem um histórico de mais de 80% de precisão. A lista é selecionada por Mark Tutssel, diretor criativo mundial da Leo Burnett Worldwide, presidente criativo da Publicis Comunicações e presidente do júri de Direct no festival de premiação deste ano.

“Esta seleção representa o pensamento mais criativo e inovador do ano de todos os cantos da nossa indústria“, afirma Tutssel. “Se há um tema macro comum entre as mensagens é que a alquimia entre a criatividade e a tecnologia é capaz de causar impacto cultural, transformar o comportamento humano e promover uma mudança significativa tanto para os negócios, como para as pessoas”, destaca Tutssel.

A lista de Cannes Predictions envolve uma avaliação de um ano de trabalho e reflete as tendências de condução da indústria. A análise de Leo Burnett chegou a seis tendências, que seguem:

DA INOVAÇÃO À INVENÇÃO

O impacto da tecnologia tem sido o maior tema de Cannes ao longo dos últimos dez anos. A tecnologia já tem moldado a mídia faz tempo, mas este ano percebemos que a inovação está acontecendo sob a forma de invenção. Como exemplos temos os cases Optus “Clever Buoy” e Samsung “Safety Truck” .

https://www.youtube.com/watch?v=Xh9jAD1ofm4&feature=youtu.be

QUANTAS IMPRESSÕES FAZEM UMA IMPRESSÃO

Não há dúvida de que o papel desempenhado pela mídia de notícias tem conquistado relativo destaque na comunicação das marcas nos últimos anos. O número de “impressões” em uma ativação está incluído em praticamente todos os cases de Cannes, e mais marcas estão aproveitando as divulgações na mídia para amplificar seus esforços. Entre os exemplos destacam-se Remy Cointreau Louis XIII Cognac #NotComingSoon e Netflix House of Cards “FU2016”

https://www.youtube.com/watch?v=Se44ed4KBMA

“UNICÓRNIOS COMO MÍDIA”
A Madison Avenue está se conectando com o Vale do Silício de uma nova maneira, através da qual plataformas emergentes estão se tornando novas telas criativas. Então preparem-se para ver colaborações mais inventivas entre marcas e ações tecnológicas disruptivas. O case The Art Institute of Chicago “Van Gogh BnB” é um exemplo de como as marcas estão encontrando novos parceiros para executar ideias que não teria sido possível há apenas cinco anos.

PERSONALIZAR
Com maiores oportunidades para produtos sob medida e mensagens para os consumidores, a personalização é um tópico que está sendo trabalhando para a construção de uma comunicação sob medida. O trabalho Beats by Dre “Straight Outta Compton” é um esforço que comprova que oferecer às pessoas as ferramentas certas para que elas sejam participativas com a ação torna os consumidores grandes evangelistas da marca.

https://www.youtube.com/watch?v=RRtSo4GL5Ps

VERDADE AUTÊNTICA

O case REI’s “#OptOutside” comprova o poder da ousadia de uma marca de abraçar sua verdadeira natureza e viver sua própria verdade, legitimando seus valores 24/7. Afinal de contas, a verdade não é a verdade até que as pessoas acreditem em você.

https://www.youtube.com/watch?v=FOVaEawGNMM

A ARTE DO STORYTELLING POR ANIMAÇÃO

A qualidade Pixar-esque com Spanish Lottery para “Justino”, por exemplo, mostra que a habilidade de lidar com o storytelling conquistou o coração da indústria, fato comprovado por todos os prêmios que o case tem ganho até o momento. Outros exemplos em destaque que se valem desta técnica são “ShottaSoCo” da Southern Comfort ; “Paper” (abaixo) da Honda; e Harvey Nichols “Shoplifters”.

Veja também a seleção Cannes Predictions no Pinterest, que inclui uma vitrine mais extensa dos melhores trabalhos de diferentes regiões no link.

[signoff]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More