“Great work covers almost any crack”

Com essa frase, copiada para o título do meu primeiro texto aqui no Update or Die, David Droga me transportou ao universo de Cannes. Ele foi o primeiro palestrante do palco principal

180618 CANNES droga CA 076

testeiracannes

“Great work covers almost any crack”.

Com essa frase, copiada para o título do meu primeiro texto aqui no Update or Die, David Droga me transportou ao universo de Cannes. Ele foi o primeiro palestrante do palco principal, falando muita coisa sobre sua trajetória de vida e sobre o que considera um trabalho bom de verdade.

No meio de tantas memórias, como o Picasso que ganhou da Saatchi&Saatchi, ou seu primeiro prospect como Droga5, essa pérola saiu de seu discurso, quase que despercebida. E ela é meu ponto de partida para falar sobre meu primeiro dia em Cannes, por alguns motivos:

(desculpe a quebra na narrativa; é que eu gosto de listas e também não abro da desordem)

1. Muito ouvi hoje sobre (em 3 palestras diferentes do festival) o termo “Power of Creativity”.

Sim, sei que Cannes é um festival criativo, mas esse termo nos diz respeito como seres humanos. Nosso diferencial como seres frente a qualquer tipo de avanço tecnológico é a capacidade de improviso e de pensar e executar as coisas de forma não linear, e a tecnologia vai ser cada vez mais uma potencializadora nisso, e não uma concorrente (assim me garantiu o pessoal da Dentsu Inc, que palestrou sobre I.A. e levou um androide à la Dragon Ball Z para o palco). Sabemos que já foi feito um teste criativo no Japão entre I.A. e um premiado diretor de criação, e ainda podemos nos considerar superiores (por mais que a automatização de uma série de serviços – que tomarão nossos empregos – são uma certeza e uma realidade).

Humanoid Robot

2. Esse pensamento de qualidade única humana nos leva a um segundo tema abordado hoje: O futuro é sobre despertar emoção e reação humana.

O palestrante Adrian Leu nos apresentou uma tecnologia acoplada ao VR que pode ler a reação do usuário, e a partir dela podemos ter um sistema de otimização e de experiência real. E é nesse ponto que entendemos para onde estamos caminhando; apesar de todo o avanço tecnológico, o consumidor é o foco; ou seja, as pessoas e suas emoções são o grande negócio que queremos tocar (como sempre foi em propaganda), e a tecnologia é o suporte. E para provar isso, deixo com vocês o case abaixo, que exemplifica como uma experiência magnífica está acima de tudo quando o assunto é branding; hackeando a tecnologia VR:

Jaguar Actual Reality

3. Inovação é sobre se manter relevante.

Foi com essa dureza e com essa velocidade, que David Shing – digital prophet da Oath – nos conduziu de maneira brilhante em seu pensamento de inovação, onde o design é rei, a tecnologia não precisa ser uma tela ou uma plataforma específica, e o pensamento de brand awareness ou advocacy deveria se pautar mais por WOM (bom e velho boca-a-boca). Praticamente esfregou em nossas caras que a de decisão de compras é emocional (por mais racional que seja todo seu processo); no fim do dia, estamos falando com pessoas entediadas, que não estão interessadas em propaganda, então o mínimo que se espera é que nossa interrupção comercial (que já é abrupta por si só) não seja chata e que desperte emoções positivas.

Porque no fim do dia, fazer propaganda deveria ser sobre despertar emoções (e a gente esquece disso no meio de tantos kpi’s, prazos malucos e senso de urgência), porque é a emoção que faz aparecer, vender, apaixonar). E, para terminar, vamos de volta para o David Droga e sua mais recente criação, que é uma obra de arte por si só. “Advertising is not going away. Shit advertising is going away”.

The Last da Vinci

facebookcoverCannesA nossa cobertura do Cannes Lions é um oferecimento do Spotify for Brands, o seu guia para entender o poder do áudio em um mundo cada vez mais móvel. Apoio cultural do Canal GNT, LuchaLibre Audio e produtora Corazon Filmes. Acompanhe nossa cobertura direto de Cannes aqui pelo site e também pelas nossas redes sociais. Siga para não perder o melhor do maior Festival de Criatividade do mundo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More